Praia da Redonda-Ceará

PRAIA DA REDONDA-ICAPUÍ-CEARÁ

 

Este artigo é de agosto de 2016. Será que algo mudou em 2017?

Sempre achei a Redonda uma das praias mais lindas do Ceará. Quando penso naquele céu tão estrelado à noite, no lugar calmo e bucólico que é e, principalmente, na beleza do local fico emocionada. Suas casas à beira-mar formam um conjunto deslumbrante e seu mar, ai, que mar! A água cristalina e de ondas tranquilas convidam a um banho infinito. Se olharmos à direita, veremos as falésias de cores distintas da praia da Peroba, e no horizonte, o cenário é paradisíaco: o vasto oceano com incontáveis barcos dos pescadores da região. Sem os barcos, não seria tão arrebatador o visual.  Mesmo sendo longe, quase na fronteira com o Rio Grande do Norte, vale a pena conhecer também as praias da Peroba, Ponta Grossa, dentre outras.

As placas feitas a mão pelos moradores incentivando as pessoas a colocar o lixo no recipiente certo, achei simples e genial. Assim, a praia se encontra razoavelmente limpa. Ponto para os amantes da Redonda. Cuidar do lixo significa amar o lugar em que se vive. Parabéns!

Falar nas nossas praias atraentes não é novidade. Mas resolvi escrever, porque lugar tão fascinante pede socorro. Assim como a praia do Icaraí, a Redonda está sendo engolida pelo mar. Lá havia um calçadão que margeava a praia e era bom para caminhar. Isso é passado. Fiquei impressionada com a destruição do mesmo. Só restou um pequeno pedaço. Em três anos, a força da maré fez mais estragos. E o calçadão não foi reconstruído e nem um paredão de proteção contra a força do mar. O que vi foram poucos moradores protegendo suas casas individualmente. Onde está o poder público? Vão mesmo deixar a “praia das lagostas” ficar abandonada?

Sou uma pessoa acostumada a viajar para as praias que gosto. Vou como turista, mas também como observadora do cotidiano, logo não poderia deixar de manifestar a minha tristeza com o descaso lá visto. Logo, senhores políticos, vocês que têm casa lá, façam algo antes que seja tarde.

Deixe um comentário