Guaramiranga com muito jazz e blues

Guaramiranga com muito jazz e blues

Este artigo, apesar de antigo, continua atual, uma vez que o Festival de Jazz e Blues ocorre todos os anos no período do carnaval.

Farei aqui uma declaração: amo Guaramiranga! Está localizada no Maciço de Baturité no Ceará, é a nossa serra mais perto de Fortaleza, assim como Pacoti, Aratuba, dentre outras cidades. Guará, como é conhecida, tem muito charme não só por ter uma natureza verdejante e pródiga, onde tudo que se planta floresce, mas também por ser calma, tranquila, convidativa ao silêncio e aos longos passeios a pé. Com pousadas e hotéis cheios de encantos e flores, restaurantes com culinária internacional e lojas tentadoras, a cidade torna-se válida para uma visita mais demorada.

Já senti a diferença na cidade da festa do Ano Novo de 2009 para cá; o trânsito estava mais organizado, não se podia estacionar em duas mãos em certos lugares como antes. Também na parte central, não podia mais passar carro. Ficou bem melhor assim. Conclui-se que há um preparo cuidadoso ao receber os visitantes que lotam o local. Além de ter uma atmosfera que promove a paz de espírito, a cidade oferece algo mais no carnaval: o Festival de Jazz e Blues.

No clima de muito respeito pelas diferenças entre as “tribos reinantes”, testemunhei pessoas de variadas idades, condições sociais e pensamentos convivendo no mesmo espaço na maior harmonia.

Falemos, enfim, sobre o festival. Estamos no ano de 2009. Foi meu primeiro carnaval jazzístico e posso assegurar que fiquei satisfeita com a organização, eram vários grupos lidando com os mínimos detalhes de um evento de tal porte. Os shows foram empolgantes e impressionaram pela qualidade, dentre eles, os dos nossos cearenses que mostraram o seu talento. Juntar craques como Dominguinhos, César Camargo Mariano, Toots Thielemans e Ná Ozzetti foi um golpe de mestre. Como já estive no carnaval de Nova Orleans nos EUA, posso dizer que senti a mesma emoção ao escutar a banda Dixie Square Jazz Band. Eles conseguiram fazer o povo se remexer no espaço aberto. Parabéns a todos os músicos participantes e à produção bem elaborada do festival. Penso que a homenagem recebida pelas produtoras e toda a equipe no último show foi mais do que merecida, afinal são 10 anos acreditando que este projeto tão sonhado e sendo realizado faz a diferença no nosso estado.

Em suma, aconselho aos amantes da boa música e convivência harmoniosa passar dias de muito enriquecimento cultural em Guaramiranga no próximo carnaval!

 

 

Deixe um comentário