Texas, Estado Surpreendente

                                  Texas, Estados Unidos 

Este artigo é de 2001. Antes de ter estado lá, quando a palavra Texas vinha à mente, pensava somente em fazendas de gado e petróleo, certamente inspirada pelo seriado Dallas de tempos atrás. Certifiquei-me que isso é verdade, porém o estado oferece muito mais e nos encanta.

Para começar, Houston. O centro da cidade com aqueles edifícios enormes é um cartão-postal. Tornam o cenário, visto de longe, espetacular. Também há o “Water Wall”, uma parede gigantesca com uma queda d´água. Tudo no Texas é grande, isso é facilmente percebido! O Shopping Center Galleria com seu restaurante “The Cheesecake Factory” vale uma lauta refeição.

É uma delícia passear por Houston com seus parques com muito espaço e arborizados e em seus bairros aconchegantes. Vale também uma visita à Universidade Rice, pois seu campus é muito bem cuidado.

Nos EUA é mais aconselhável conhecer os locais de carro, diferentemente da Europa, onde as caminhadas são comuns.

Uma viagem bastante válida é ao litoral: Kemah Boardwalk, um complexo turístico com hotéis, restaurantes, lojas, calçadões, tudo muito atraente. O restaurante temático Aquarium e seus muitos aquários é um deslumbre; Galveston é outra possibilidade de passeio, perto de Houston, sendo uma cidade à beira-mar adorável.

Aos aficcionados por centros de compras, ou seja, um bom “outlet”, um lugar imperdível é o Katy Mills em Katy, perto de Houston. São mais de 200 lojas FANTÁSTICAS e por preços COMPENSADORES. Literalmente, endoidei! O restaurante temático de florestas tropicais é uma graça, os comensais degustam a saborosa comida escutando os sons dos macacos e elefantes.

O estado é uma grande caixa de surpresas! No inverno, as estradas ficam enfeitadas por flores do campo, de cores variadas, exalando seu aroma pelo caminho. Inimaginável! É um espetáculo lindo, lindo, lindo! Vamos viajando e se deliciando com as flores selvagens: “wild flowers”, como são conhecidas.

Quem diria ter o Texas colônias estrangeiras, formadoras de cidades de sua origem?

Pois há! Mais perto de Austin, capital do estado, existe Fredericksburg com a atmosfera semelhante a Gramado-RS, fundada por alemães, repleta de pousadas coloniais, casas de vinho, restaurantes aconchegantes, padarias/confeitarias de dar água na boca (por exemplo, a Rather Sweet Bakery & Café em 249 E. Main Street), com uma natureza rica em flores, árvores, riachos, um sonho! E há mais: uma opção de hospedagem inusitada. Controlado por Quanah Acme & Pacific Historical Train Accomodations, o vagão de trem chamado “The Pullman Car Hotel”, histórico por ter hospedado o ex-presidente Theodore Roosevelt é uma interessante opção de hotel. É completo com cozinha, quartos, banheiros, decorado como na época de sua inauguração no século passado. Aconselho a experiência! Um feito e tanto!

Rumando ao norte pela rodovia 965, chegamos à Montanha Encantada, isto é, “Enchanted Rock”. Trata-se de um parque natural cuja montanha principal oferece um olhar especial do vale. As pessoas vão lá para fazer piqueniques, dar caminhadas, praticar esportes radicais, ou simplesmente, admirar tão belo panorama.

De lá, fomos a Castroville, outro primor de cidade. Desta vez fundada por imigrantes franceses da Alsácia-Lorena no séc. 17. A beleza das igrejas e casas já é o maior convite a visitá-la. Tudo é de boneca! Além da comida maravilhosa, é claro! O “Alsatian Restaurant” nos transporta à tentadora França de paladar requintado. Vale provar a sobremesa “peach cobbler”, doce de pessego quente com sorvete em cima. Uau! Uma dica de pousada: a Pousada Estadual, o lugar é um verdadeiro paraíso com um rio passando dentro do terreno. Digno de nota são as casas/museus lá dentro. Um convite à paz de espírito.

O símbolo do Texas é o seu gado de chifre longo, chamado de “long horn”.

Como visitar tão rico estado e não conhecer o Forte Alamo em San Antonio? Menor do que o imaginado, trata-se de uma referência histórica para os americanos. A cidade tem seus canais no centro histórico e uma estrutura turística invejável. O filme “Miss Simpatia” com Sandra Bullock mostra bem direitinho. Existem restaurantes, cafés, confeitarias e hotéis ao longo do rio. Olhamos para os barcos cheios de turistas boquiabertos (como eu!), enquanto caminhamos pelas suas pontes e vias, sempre preenchidos com muito verde. Água e verde, quer combinação mais bucólica? Para mim, a cidade mais charmosa do Texas.

Enfim, a capital: Austin. Bonita, bem cuidada, mostrando seus prédios magníficos e sólidos para a humanidade, dentre eles, o da Universidade do Texas, universidade classe A. Austin oferece lugares agradabilíssimos de ver como o mirante “Bell Mountain”.

O texano é orgulhoso de sua história, terra, flores, parques. Realmente, foi uma grande surpresa ter passeado por lugares tão bonitos. Valeu, Texas!

san antonio
Canal em San Antonio-Texas-foto tirada por Mônica D. Furtado

4 comentários em “Texas, Estado Surpreendente

Deixe um comentário