Diários do Canadá: viagem de trem Quebec-Toronto pela Via Rail

Diários do Canadá: viagem de trem Quebec-Toronto

No dia anterior havíamos pedido um táxi para o dia seguinte por meio da sra. Shirley, do hotel Maison du General. Tinha que ser com ela, pois não falo francês. Logo, no dia seguinte, 25 de outubro de 2017, madrugamos naquele frio e ficamos a esperar o táxi com receio que não viesse por mil motivos. Estava escuro lá fora, mas havia pessoas já saindo para trabalhar e fazendo a corrida matinal. Que coragem! A sra. Shirley foi tão amável que deixou bilhete pra gente e o fone da central de táxi caso fosse necessário. O hotel estava silencioso e não tinha ninguém na portaria. Às 7 em ponto lá estava o taxista. Ufa! Que alívio!

Chegamos à Gare du Palais, estação de trem, rapidamente, pois é perto da Velha Quebec. Fiquei surpresa com a quantidade de americanos da terceira idade esperando o trem como a gente. Como gosto de papo, perguntei a um casal se eram todos amigos e me disseram que uns 26 eram, estavam viajando juntos, mas eram de estados diferentes. Que maravilha! Perguntaram se eu morava em Montreal (achei o máximo!). Quando eu disse que era do Brasil, se espantaram pela distância. Expliquei onde era Fortaleza no Brasil e trocamos simpatias.

Amo trens! Por mim, só viajava neles. Estamos no vagão 5: assentos 4C e 4 D. A companhia Via Rail atravessa o Canadá e é bem confortável.

Antes gostaria de dizer que há uma pessoa no trem para checar os tíquetes e outra para ser a atendente do vagão, ou seja, para passar com o carrinho de comidas e bebidas para vender. Sinceramente, passamos melhor no trem do que em muitos outros lugares. Compramos um café da manhã continental: iogurte grego, um pão pequeno tipo bagel  com geleia de morango e queijo cremoso, além de salada de frutas (maçã e uva) e café com creme (o canadense e americano, que se parece de longe com café com leite). Por 10 CAD (dólares canadenses) valeu.

cabine trem
Cabine do trem da companhia Via Rail-foto do blog viajenaviagem.com

Começamos a viagem. Primeira parada na cidade de St. Foy; segunda parada: Charny; terceira parada: Drummondville; quarta parada: Saint Yacinthe; quinta parada: St. Lambert e sexta: Montreal. Não existe trem direto Quebec-Toronto, ou vai por Montreal ou por Ottawa. Sem explicações pediram para sairmos do trem em Montreal, era para sairmos somente em Ottawa. Penso que tinha pouca gente em dois trens rumo a Ottawa, portanto resolveram economizar.

Montreal-Ottawa: primeira parada: Dorval Aeroporto Internacional. Depois dessa parada, serviram o almoço. Escolhemos sanduíches e suco de laranja. Segunda parada: Alexandria e logo depois chegamos a Ottawa. Descemos e ficamos esperando pelo trem até Toronto. A estação estava em reforma, não tinha muito o quê fazer: comer algo na lanchonete sem muitas opções ou caminhar para passar o tempo.

trem Via Rail
Trem da companhia Via Rail em https://www.istockphoto.com/br/fotos/via-rail-canada

Saímos às 15.30 h com 10 min. de atraso. Passamos por quatro estações, não peguei os nomes, porque o cansaço estava batendo a porta. Chegamos às 20 h já jantados. Pedi um prato de legumes com bolachas e passas com meu refrigerante favorito naquele país: ginger ale. Quem conhece sabe que é feito de gengibre e parece de leve com o nosso guaraná.

Enfim, chegamos a Toronto bastante enfadados, foram oito horas de viagem. Foi mais uma experiência na minha vida. Apesar das longas horas, gostei.

O próximo artigo será o último sobre o Canadá. Aguardem…

 

Deixe um comentário