Memórias de uma viagem europeia: Inglaterra – Londres/Greenwich
Estamos em 2004. Chegamos a Londres pelo EUROSTAR (trem que passa pelo Canal da Mancha), com saída da estação de trens Gare du Nord em Paris, muito bem sinalizada, por sinal. Observei ter melhorado significativamente a organização da venda de bilhetes ao controle de passaportes e bagagens. Parecia um aeroporto com lugares de espera. Aconselho comprar com um bom tempo de antecedência, pois se o fizer em cima da hora, vai pagar um preço exorbitante.
Em Londres, nos receberam os amigos Maria Luiza, Ricardo, Alice e Éttore que lá moravam à época. Meu agradecimento sincero à Família Guidi por ter nos acolhido com tanto carinho e feito passeios tão únicos.
Vamos aos passeios turísticos valiosos. Alguns marcantes foram o bairro Notting Hill, onde conheci a livraria do “Hugh Grant” do filme homônimo; Portobello Road; Abbey Road, a famosa rua dos Beatles; Baker Street, no qual se localiza o Museu do Sherlock Holmes; Covent Garden, onde há um mercado com lojas, cafés e restaurantes que amo; e o imperdível Camden Market (mercado). Situado em Camden Town, distrito do centro-norte, é um bairro que congrega os indivíduos mais exóticos da cidade. Funciona nos finais de semana e têm atrações como comidas do mundo todo; o alcoólico Mulled Wine, ou seja, o nosso quentão, servido pegando fogo, típico de inverno e feito com açúcar e temperos; antiguidades, roupas usadas por uma pechincha, lojas para lá de alternativas, lojas indianas, japonesas etc. É local turístico que nem o frio de janeiro, aquele de rachar assusta as pessoas. Aliás, qualquer que seja a temperatura, vê-se muita gente nas ruas de Londres.
As cidades da Europa convidam a longos passeios a pé. Andar no centro londrino é melhor caminhando mesmo, uma vez que paga-se para a locomoção de carro.
Um lugar bonito de visitar é o Observatório Real de Greenwich nos arredores de Londres, a partir do qual é definido o Meridiano de Greenwich, onde por definição a longitude é 0˚0´0´´ Ocidente/Oriente. O bairro é localizado na parte sudeste da capital inglesa. Atualmente é considerado um distrito do Real Borough de Greenwich, sendo “borough” uma divisão administrativa em vários países de língua inglesa. O bairro é uma gracinha e lá estivemos em mais um mercado.
Da mesma forma visitamos o navio Cutty Sark, veleiro britânico e histórico, por ser a última das embarcações de transporte de chá, preservada como símbolo de uma era. O início de sua construção foi em 1869, seu comprimento é de 65 m e está ancorado no coração de Greenwich. Hoje é um museu que vale a pena conhecer. Endereço: King William Walk, London SE10 9HT.

Fomos a Greenwich de metrô e voltamos de barco, tendo um cenário diferente de Londres ao longo de seu afamado rio Tâmisa. Passamos pela Prefeitura de Londres, sede da Greater London Authority e abriga o gabinete do prefeito de Londres e a Assembleia de Londres. Localiza-se em Southwark, às margens do rio Tâmisa e próximo à Tower Bridge. O prédio, de 10 andares e 45 m de altura, foi desenhado pelo renomado arquiteto inglês Norman Foster e foi concluído em 2002. Interessante dizer que o prédio poupa energia e aproveita o máximo de luz. Endereço: The Queen´s Walk, London SE1 2AA.
Comida típica do país? O “fish n´chips”, ou seja, peixe com batata frita. Bem gorduroso, mas delicioso. Doce? O “fudge” de vários sabores, dentre eles, chocolate e caramelo. Digamos que seja uma rapadura bem doce.
Continuaremos em breve em Stonehenge e Bath…

Super!
Parabéns pelo relato, Mônica.🌸🌸
CurtirCurtir
Querida Márcia,
Fico feliz que você tenha gostado. Obrigada por participar. Beijo.
CurtirCurtir
Sempre maravilhoso pegar uma carona nas memórias de suas viagens. 🌺🌺
CurtirCurtir
Querida Simone,
Memórias tão importantes para mim. Simone, é um prazer ter você aqui comigo. Obrigada e beijo.
CurtirCurtir
Mônica, que belas paisagens. O antigo , o moderno a realidade é a ficção lado a lado. Cada palavra na descrição das paisagens e locais visitados, as fotos tão bem produzidas ao ler o texto uma.poesia que só vc alma de viajante pode escrever. Porquê? Porquê vc viveu!!! Parabéns!!!!! Bjs. .
CurtirCurtir
Querida Ângela,
Você tem alma de poeta! Obrigada pelo comentário tão rico, fico feliz em poder compartilhar minhas viagens com você. Beijo.
CurtirCurtir
Viajei novamente para lá vendo suas fotos. JUST AMAZING!
CurtirCurtir
Querida Joelma,
Obrigada pelo comentário. Muito bom ter você aqui comigo novamente. Sim, fotos revelam muito da beleza dos lugares, por isso amo tirar fotos por onde ando. Beijos.
CurtirCurtir
Só tome cuidado destinado a jamais exagerar. http://noel3441pr.bsimotors.com/are-there-any-special-diets-that-will-help-you-in-losing-those-extra-calories-within-a-short-span-of-time
CurtirCurtir
Olá Noel,
Obrigada pela sua participação e dica. Realmente, em termos de dieta, muita caloria não é bom. Leva tempo para voltarmos em forma. Darei uma olhada no seu site. Um abraço, Valeu!
CurtirCurtir