Olé! Espanha: Isla de Tabarca

Estamos em 1999 e minha amiga Carmen Rivas e eu continuamos nossas pequenas viagens a lugares perto de Alicante. A de hoje é a ilha de Tabarca, um sítio esplendoroso.
Trata-se de um arquipélago em frente ao Cabo de Santa Pola e pertence à Alicante. É a única ilha habitada da Comunidade Valenciana e é pequena: 2 km de comprimento e 400 m de largura, com pouco mais de 200 habitantes.
A ilha foi fundada e fortificada por meio de muralhas no século XVIII, por ordem do rei Carlos III, a fim de evitar que fosse usada por piratas, embora tivesse sido utilizada como base por eles antes desse período.
Tabarca começou como uma colônia de pescadores ali alojados pelo rei. Tais muralhas, que rodeiam a ilha, foram declaradas Conjunto Histórico Artístico e Bem de Interesse Cultural. Em 1986, o arquipélago foi declarado Reserva Marinha do Mediterrâneo.
Chegamos lá de barco, uma travessia calma. O mar verde escuro chama a nossa atenção. A dica atual é o Cruceros Kon Tiki, que leva de Alicante à Tabarca em 50 minutos com saída às 11 h de Alicante e saída da ilha às 16.30 h, com preço de 19 € ida e volta.
Parece um lugar de outra era, uma tranquilidade, tudo parado no tempo. Comemos uma paella maravilhosa e desbravamos as lojas.

Pena não ter levado roupa de banho, já que o calor estava de rachar. Ficamos verdes de inveja de testemunhar um banho tão convidativo… E nem era verão ainda…
Tabarca é voltada para a natação e mergulho e tem paisagens estonteantes pelo contraste das rochas com o mar do Mediterrâneo cristalino.
Lá tem a Porta de São Pedro, a Igreja de São Pedro e Paulo (de 1775) e, principalmente, o mar com sua cor indescritível. A igreja mencionada é simples e sem ornamentação. A fonte de renda da ilha é a pesca e o turismo, principalmente, no verão.
A novidade desde 2004 foi a construção do museu Nova Tabarca pelo prefeito de Alicante, Luiz Díaz Alperi. Aproveitando um antigo armazém, fez nascer um equipamento de duas salas que oferecem ao visitante fatos sobre o entorno marítimo, a história da ilha e seus habitantes. Fica em Paseo Miguel Angel Blanco s/n.

Vou concluir este artigo com o jeito espanhol de ser: “Tranquílate!” (te tranquilize). E imagine-se na Espanha, sentado(a) em um banco, sem nada para fazer, olhando o magnífico mar Mediterrâneo e sinta-se feliz. Pois a terra lá é mágica e um relaxamento total.
Obtive algumas informações atuais e históricas sobre a ilha de Tabarca em um site: http://www.erasmusu.com e no blog Um Brasileiro na Espanha. Vale a pena conferir.
Daqui vamos à região única da Andaluzia…
