Foz do Iguaçu – Chegada e Duty Free Shop Iguazú na Argentina

Foz do Iguaçu – Chegada e Duty Free Shop Iguazú na Argentina

Hoje é sábado, dia 7 de março de 2020, e o destino é a linda Foz do Iguaçu. Compramos o pacote na CVC do shopping Del Paseo com o nosso agente Dennis. A viagem foi puxada por ser de madrugada: Fortaleza-São Paulo-Foz pela LATAM. Ainda bem que deu tudo certo. Nem sonhávamos com a pandemia que chegaria em breve.

Do avião, vê-se Foz toda verde, um verde vivo, bonito. Muitas árvores a refrescar a cidade. O ônibus da CVC nos espera. O aeroporto é pequeno e organizado, estava em reforma. Recebemos a programação do funcionário (da Natural Travel) logo na chegada. Este pacote é considerado um dos melhores da companhia. Lembrando que Foz é querida dos estrangeiros, vemos de montão. O guia da chegada foi o Jair Machado, bem solícito, explicou as opções de passeios. Não falta o que fazer e em poucos dias não dá para participar de tudo. Não fizemos o passeio panorâmico que mostra o Marco das Três Fronteiras, o Templo Budista e a Mesquita Islâmica; não fomos ao Complexo Dreamland (filial do de Gramado), ao jantar com show latino e ao Paraguai. A respeito do Complexo Dreamland, compreende o Museu de Cera, o Vale dos Dinossauros, as Maravilhas do Mundo, o Ice Bar e mais muitas atrações: são 22. Foz do Iguaçu é lugar para retornar com saudades. Detalhe: pessoas com mais de 60 anos têm desconto nos parques no Brasil; para professor, tem que mostrar o contracheque (essa eu perdi, porque mesmo eu levaria o meu, né?).

O hotel Mirante, localizado no centro, é longe do aeroporto. O endereço é av. República Argentina, 672. A cidade é espalhada, tem avenidas largas, com uma parte plana e uma mais alta, limpa que dá gosto. Já cheguei com uma boa impressão. As calçadas são largas e boas para caminhar. Detalhe: são homogêneas e cuidadas com zelo. Quanto ao clima: de dia 34°C e à noite 24°C. 

O hotel é bem situado, perto de churrascarias, supermercado, cafeteria e confeitaria. Indico o café/restaurante/confeitaria Doce Pão na rua Tarobá, 992. As maravilhas de doces são tentadoras e o almoço simples e gostoso.

Que cidade mais apropriada para o turismo! A infraestrutura funciona bem com transporte, guias, agências etc. Elogiável.

Descobrimos o supermercado Muffato (fundador: José Carlos Muffato). Enorme, uma mistura de hipermercado Extra e Casas Freitas, fabuloso. A comida caseira no quilo valeu. Os preços são mais em conta do que em Fortaleza.

Como chegamos exaustos da noite mal dormida, decidimos somente sair às 18 h para o Duty Free Shop Iguazú argentino (Ruta Nacional, 12, km 1645, Paso de Frontera, Puerto Iguazú). São 16 km de distância. O ônibus até o local é gratuito para os turistas. O lugar parece uma grande loja de departamentos, fica do lado direito, antes da alfândega do país vizinho. A fronteira entre a Argentina e o Brasil é uma ponte sobre o rio Paraná: verde e amarelo: Brasil; e azul e branco: Argentina.

DSCN3553
Eu com a placa do Duty Free Shop em Puerto Iguazú-Argentina-foto tirada por Carlos Alencar

O Duty Free tem 10 mil m. de espaço e lá se compram chocolates, vinhos, uísques, perfumes, chás da Turquia, enfim, produtos importados. A seção de objetos decorativos da França e Inglaterra é linda. Cheio de gente e muito alegre o ambiente. Cada setor é bonito de se ver, o shopping é organizado por categorias e é uma das principais atrações turísticas de Foz. Recebemos um adesivo, colocamos todas as bolsas que levamos em uma sacola do Duty Free lacrado. Na saída se abre essa sacola no caixa. O passeio de compras dura duas horas. Meio corrido, mas ainda temos tempo de pedir umas empanadas argentinas no Restobar.  Lembrando que o limite de gasto é de US$300 (trezentos dólares). Fiquei muito longe disso, comprei chocolates e chás de limão e de maçã turcos para relembrar a bela Turquia.

Dia bem produtivo. Seguiremos com as Cataratas do Iguaçu em breve.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário