Guaramiranga, meu amor

 

Guaramiranga –  Ceará, paixão total!

Dedico este artigo aos amigos de lá, pessoas muito estimadas e boas de papo e afeto. Amizades valiosas que se provaram leais quando precisei. Jamais esquecerei a água benta recebida para a minha cura, a qual chegou até mim por meio de alguns amigos. As conversas e os abraços estão sempre presentes quando lá estou. Tudo isso é vida e carinho. Obrigada, amigos!

Já ando pelo Maciço de Baturité há bastante tempo. Posso dizer que foi paixão à primeira vista por Guaramiranga, nossa querida ”Guará”. Todo aquele verde, reminiscências da Mata Atlântica, o aroma das plantas, o canto dos pássaros que demonstram uma felicidade ímpar em serem livres naquela região, a natureza abundante na qual tudo que se planta nasce, as flores a espalhar o seu perfume, em suma, um local abençoado pelo seu linguajar próprio. Trata-se de um pedaço do paraíso. O clima também é agradável, à tardinha e à noite a temperatura cai e chega até os 18 graus.  Há dias com muita neblina, algo bem diferente para quem mora em Fortaleza.

Ainda para completar, há os moradores gentis, educados, prontos para uma prosa. No comércio local de final de semana, compra-se o café orgânico, produzido nos sítios das redondezas, além da aguardente de banana, os doces de frutas da região, as bijuterias, os artesanatos, os quadros de flores e passarinhos, os sabonetes e cremes, enfim, é o momento de encontro e lazer.

Para quem precisar de uma informação de hospedagem, aconselho a Pousada Zeus a quem queira uma boa localização perto do centrinho, sem café da manhã. Quem quiser um chalé ou apartamento no meio da mata, o Alto da Serra também tem camping e serve um café da manhã espetacular. Não posso deixar de mencionar a Pousada Café Brasil, mais longe do centro, mas com tratamento familiar “do sul”. Guará oferece onde ficar para todos os gostos. Isso é muito bom.

Um final de semana lá é relaxante e divertido. Sempre há música ao vivo na praça principal  onde nativos e turistas se reúnem no sábado à noite. Há muito o que visitar pela região, por exemplo: o Pico Alto,  a Linha da Serra, o hotel Vale das Nuvens, o hotel dos Capuchinhos e as igrejas, em suma, Guaramiranga é um mel, atrai turistas o ano todo.  Vale a pena ir e se encantar com o nosso pedaço de paraíso.

 

 

7 comentários em “Guaramiranga, meu amor

Deixe um comentário