Cariri: Juazeiro do Norte
Este artigo é de agosto de 2017. Estou recentemente chegada do Cariri. Nesta nova jornada Cariri vou falar para vocês sobre Juazeiro, Crato, Barbalha, Caldas, Nova Olinda e Santana do Cariri. Viajar para essa região é um prazer.
Já fui várias vezes a Juazeiro, Crato e Barbalha (cidades principais), e sempre tenho a certeza do meu retorno. Em Juazeiro do Padre Cícero e arredores, o Ceará é pujante, a economia fervilha e vê-se desenvolvimento. A região faz divisa com três estados: Pernambuco, Piauí e Paraíba. Encontram-se pessoas de diversas cidades fronteiriças morando lá. São locais atraentes aos jovens, por terem universidades reconhecidas. Esse contato é rico em termos culturais. Outras cidades da região são: Milagres, Brejo Santo, Missão Velha, Jardim, Farias Brito, dentre outras. Então, vamos começar nossa aventura.
O voo de 50 min. da Avianca é uma maravilha. Quando o preço está mais em conta, fica melhor ainda. Garanto que não falta o que fazer naquelas paragens. Falemos em Juazeiro primeiro. Com mais de 260 mil habitantes, vive da fé, indústrias, calçados, comércio etc. Percebi a cidade mais limpa, organizada e com praças remodeladas. Significa que a Prefeitura está agindo. Algo chama a minha atenção; o bom gosto das lojas, cafés e confeitarias, parabéns! Mas o trânsito é caótico. Nem carros, nem motos respeitam a sinalização, coisa de louco! Outro comentário: falta arborização na cidade. Ali precisa de um choque de árvores.
Vamos às dicas: a Praça La Favorita na Lagoa Seca (bairro mais elitizado de lá) é o lugar para uma caminhada no final da tarde. Aproveitem e passem no recém- inaugurado Albuquerque Delicatéssen, fenomenal! Os funcionários foram treinados em Recife, são cuidadosos e gentis. Tratamento de primeira. Trata-se de um supermercado, com padaria e café/lanchonete/pizzaria. Recomendo. Também gosto do restaurante Sirigado do Pedro. Muito bom. Ao redor da praça também há quiosque de açaí, cachaçaria e o hotel Iu-á. A confeitaria Amora e o Pão e Cia. estão localizados lá perto. São bonitos e transados. No mesmo bairro, pizzaria estilizada com decoração de fotos de países em preto e branco em uma parede e coloridas em outra: Flambeé. É pizza fina para comer com luvinha, muito boa. Para encerrar, uma novidade: Kava Café, bem decorado a lá Beatles e uma gracinha. As tortas são de dar água na boca. Parabéns, Juá. Seu bom gosto é indiscutível.
É obrigatório conhecer o Horto do Padre Cícero. Lugar bonito com a estátua gigante do fundador da cidade e santo reverenciado no nordeste, principalmente. A vista é marcante, vale a visita. Em épocas de romarias ao Padre Cícero, Juazeiro fica lotado. Ver tanta fé e devoção dos romeiros e dos habitantes da região é digno de nota. Encontram-se estátuas do santo padre nas residências, nas lojas, nas rodovias, em qualquer local, o que mostra a sua importância.
Como não falar em shopping center? O Cariri Garden Shopping tem tudo e supre também as cidades vizinhas. Gosto dele por ser amplo, agradável e bem sortido. Descobri desta vez a loja Jóias Bárbara´s com muita variedade de pulseiras, brincos, anéis etc de ouro do Juazeiro por um preço convidativo.
Fica aqui registrado o meu agradecimento a companhias tão queridas que o Carlos (meu companheiro de vida) e eu tivemos na viagem. Fomos visitar a filha caçula dele, Denise. Obrigada, Denise, Celina e boa turma da pousada do Sr. Agrimar, o tratamento recebido é sempre especial. Denise, você é sempre presente nas nossas jornadas, nosso “Anjo”.
Próxima parada: Crato. Aguardem…
P.S. Voltei a Juazeiro para passar o Natal de 2019 e vi mudanças. As praças estão mais bem cuidadas. As decorações natalinas são bem peculiares, com bonecos de neve e outros enfeites naquele calorão. A padaria Pão e Cia. que existia na Lagoa Seca não existe mais, agora há um shopping center novo: La Plaza Shopping, com opções de pizzaria, café, restaurantes e outras lojas. O voo da Avianca também não acontece mais, que pena! O horário dos voos em outras companhias é ruim, por ser de madrugada. Sempre há a opção de chegar lá vindo de Fortaleza por ônibus da Guanabara (de dois andares) . Gostei, fomos na parte de baixo que é leito, só é cansativo, uma vez que é a noite toda (umas dez horas de viagem).

Monica querida!!! Sempre uma delicia ler seus artigos! Jua muito bem descrito por você! Uma grande alegria!
CurtirCurtir
Denise Anjo,
Você é parte da cidade e do meu carinho por ela. Fico feliz em ter estado com você. Beijo.
CurtirCurtir
Mônica, gostei bastante das informacoes e dicas. Fomos o ano passado com o Coral. Teriamos aproveitado mais com suas informacoes. Adorei.
CurtirCurtir
Querida Socorro,
Fico muito feliz com a sua participação no meu blog. O Cariri é para ser curtido muitas vezes, uma vez é muito pouco.
Desejo que você retorne e aproveite para conhecer outras cidades. Todas valem a pena! Beijo.
CurtirCurtir