A magia do Cumbuco-Ceará-Brasil
Introdução
No passado escrevi sobre o Cumbuco no jornal O Povo, na coluna Jornal do Leitor e dei sugestões de aperfeiçoamentos. Fiquei feliz ao voltar lá em dezembro de 2017 e ver como está hoje. A praia do Cumbuco localiza-se a oeste de Fortaleza, são 28.8 km, com acesso pela CE-090 ou CE-085.
O quê aprimorou
O centrinho da praia do Cumbuco melhorou muito em comparação há anos atrás. Vi novos espaços como sorveterias, restaurantes, pizzarias e lanchonetes. A coberta de madeira deu um charme especial e os bancos de madeira de árvores do mangue, espalhados pelo local, deixaram o lugar mais confortável.
Praia bem frequentada por kitesurfistas brasileiros e estrangeiros, principalmente, americanos e argentinos é encantada. Há turistas que chegam a Fortaleza e vão direto para o Cumbuco. Não querem outra vida.
Aconselho a pousada Kite Kabana com o restaurante Kite Kabana Lounge. Nesse local parece estarmos no Caribe, é um lugar paradisíaco repleto de coqueiros e gente atleta e bonita. Quanto à pousada, é bucólica pela quantidade de plantas e árvores, sua atmosfera é aconchegante. O staff é de amigos.
Acho que a cidade, distrito de Caucaia, mostrou melhoras visíveis. Parabéns à prefeitura. As ruas de areia no centrinho receberam asfalto, cimento e bloquete. Até que um dia…
Para uma boa pizza, aconselho o restaurante italiano Germano´s. Já passei Natal lá com o Carlos, amigos austríacos e uma amiguinha canina. Foi original comer pizza em tal data.
É uma delícia passear à noite pelo centrinho com a brisa nos embalando e vendo o movimento de gente interessante. Os restaurantes são abertos e convidativos com música e badalo. Fico feliz em ver meu Cumbuco amado mais cuidado.
Pela manhã nos admiramos com os kites coloridos no mar, transformando a praia em um “point”. A água é morna, com sol, calor de 32º C, bem tropical, boa para banho. Os sargaços e as pedras não tiram o deslumbre.
O quê ainda falta aprimorar
Só tem que modificar a maneira como trata o lixo. Para o visitante que ruma ao Cumbuco, começa a ver a sujeira nos canteiros centrais do bairro Barra do Ceará em Fortaleza, depois na praia de Iparana, também distrito de Caucaia. Morro de vergonha ao constatar que as pessoas se deparam com tanta falta de formosura.
Vejo Campos Belos, por exemplo, caminho de Guaramiranga via Canindé tão limpo e aí testemunho o Cumbuco assim… Para mim, esta praia é a “galinha dos ovos de ouro” do Ceará. Então, merece outro tratamento.
Consideração final
Meus lugares mágicos no Ceará são Guaramiranga na serra de Baturité e as praias de Cumbuco, Flexeiras e Redonda em Icapuí. Deixam os finais de semana perfeitos.


Que beleza!! Meus tios e prima gaúchos estiveram em Cumbuco. De fato, foi o primeiro passeio que fizeram e adoraram. Muito bem-vindos seus comentários sobre o que melhorou nos últimos tempos, bom saber que a administração deu sua contribuição.
CurtirCurtir
Querida Simone,
Maravilha saber dos seus parentes na praia do Cumbuco. Fico feliz em ver melhorias, afinal sempre foi um local aprazível e aconchegante. Beijos e obrigada pela sua contribuição.
CurtirCurtir
Obrigada pelas ótimas dicas, Mônica. Que novas viagens aconteçam, bem como o relato das mesmas.
Feliz 2018!
CurtirCurtir
Querida Josi,
Sim, que viajemos muito, pois é bom demais. Faz a gente se sentir vivas e felizes. Feliz 2018 para você e família. Beijos.
CurtirCurtir
Mônica, gostei desse artigo do Cumbuco.
Nosso Ceará tem muitas coisas boas.
CurtirCurtir
Querida Toinha,
Concordo. O Ceará tem maravilhas até desconhecidas. O nosso mar é único e que banho mais gostoso tomamos. Pretendo escrever mais sobre as nossas praias. Beijos.
CurtirCurtir