Memórias de uma viagem europeia: Portugal – Porto

Memórias de uma viagem europeia: Portugal – Porto

Porto
Porto com a Torre dos Clérigos ao fundo-foto tirada por Mônica D. Furtado

Estamos em 2004. Oh, Portugal! Oh, meus amigos do Porto! Saudades!

Em três horas chegamos ao Porto de trem, vindos de Lisboa (Estação Santa Apolônia), primeiro descemos na Estação Porto Campanhã e, com o mesmo bilhete, pegamos o “comboio” para a Estação São Bento. Aliás, esta é uma visita obrigatória aos turistas devido aos belíssimos mosaicos nas paredes.

A dica de hotel é o Peninsular, logo ali pertinho da estação. Endereço: Rua Sá da Bandeira, 21 (fone: +351-22-200-3012). Eu só me hospedo lá. Preço razoável, pessoal simpático e excelente localização, com café da manhã.

 

Os passeios tradicionais como a ponte Dom Luís entre Gaia e Porto; a Ribeira, o rio Douro, a Catedral, a Igreja de São Francisco, o Café Majestic (um dos dez mais do mundo), o Shopping Via Catarina (o andar superior tem de decoração casinhas encantadoras), a Rua de Santa Catarina, a Livraria Lello (uma das mais bonitas do mundo) etc. Do hotel se vai a pé a esses lugares.

 

Outros locais imperdíveis na região central: a subida de mais de 225 degraus da Torre dos Clérigos (a torre mais alta de Portugal) a fim de ver o Porto com outros olhos; o Palácio de Cristal, com seus jardins e chafarizes e deslumbrante cenário do rio Douro; cerca de ali fica o lindo Museu Romântico e o Solar do Vinho do Porto (Rua de Entre Quintas, 220). Além de bebermos o sagrado “vinho do Porto”, ainda desfrutamos de um ambiente acolhedor e elegante com direito a um indescritível visual do famoso rio Douro, desde as caves em Vila Nova de Gaia até a sua foz no Atlântico. Encerrou suas atividades em janeiro de 2012 por razões financeiras e hoje funciona um restaurante com pratos clássicos da cozinha portuguesa com uma pitada de modernidade. O nome? Antiqvvem, do chef Vitor Matos e do sommelier António Lopes. Um pouco mais de informação sobre o Museu Romântico. O nome completo é Museu Romântico da Quinta da Macieirinha e é um dos núcleos museológicos do Museu da Cidade do Porto.

 

Falando em caves… existem várias do lado do rio Douro em Vila Nova de Gaia. A Ribeira com suas casas e prédios baixos originais fica do outro lado. O calçadão em frente às caves foi renovado e dá gosto curtir um momento sossegado em um dos bancos, deliciando-se com a beleza da paisagem única, após ter tomado uns vinhos nas caves abertas ao público e de graça. Como resistir? Dessa vez conheci a Cave Vasconcellos, já havia ido duas vezes à Cálem. Detalhe: é uma boa caminhada do hotel, porém depois de tantas guloseimas portuguesas, almoços e jantares fartos com vinho, o corpo grita: “Quero gastar calorias!”.

Outro “sítio” encantador é o bairro da Foz. Tem casas magníficas e um calçadão, dessa vez à beira-mar. Com bares, esculturas e bancos para sentar. É o lugar preferido dos “tripeiros” para passeios aos domingos, é uma festa alegre com tanta gente se divertindo. Detalhe: quem nasce no Porto é tripeiro e quem nasce em Lisboa é alfacinha.

Como não mencionar as maravilhosas “tascas” onde se come em quantidade e barato? Os menus são ótima ideia, porque vem pão como entrada, depois o prato principal e a sobremesa, com uma bebida que pode ser vinho.

No caminho do Palácio de Cristal, descobrimos o restaurante “O Boteko” com cardápio bem em conta e com show de fado das 18 h às 22 h aos sábados (Rua Dom Manuel II, 172-Massarelos). Outra opção: Adega Vila Meã. Endereço: Rua dos Caldeireiros, 62. Eis um restaurante típico da culinária portuguesa. Aconselho o bacalhau acebolado. Desde 1976 é gerido por Armando Sousa Santos.

 

Aqui fica a minha saudação aos queridos amigos do Porto. E aos que vêm me ver em terra tão mágica… Amo esta cidade, a considero charmosa e romântica.

Rio Douro com barcos típicos
Rio Douro com seus barcos típicos: rabelos-foto tirada por Mônica D. Furtado

Próximo encontro em Guimarães…

 

 

4 comentários em “Memórias de uma viagem europeia: Portugal – Porto

  1. Sem comentários sobre as dicas e os prazeríeis lugares mencionados. A descida do Porto para Vila Nova de Gaia no trenzinho é deliciosa! As caves maravilhosas e os restaurantes encantadores!
    Parabéns, Mônica e aos leitores, deleitem-se com o relato!🌸🌸🌸

    Curtir

    1. Querida Fátima,
      Notícia maravilhosa saber da viagem de vocês ao Porto amado. Eis uma cidade especial para mim, lá foi meu primeiro contato com Portugal e onde tenho amigos. Sempre fico no hotel Peninsular, familiar, pequeno e muito bem localizado. Ai, que saudades, Fátima! Aproveite muito e bons passeios com a família. Grande abraço.

      Curtir

Deixe um comentário