Memórias de uma viagem europeia: França-Paris, Favières, Tournand, Jumeauville e Versailles

Memórias de uma viagem europeia: França-Paris, Favières, Tournand, Jumeauville e Versailles.

Voltamos a Paris em 2004. Continuamos nossa jornada francesa.

Uma confeitaria especial chamada Confiserie du Maine, com chocolates e minitortas, chamou a minha atenção. Onde? Na Avenue du Maine perto da Gare Montparnasse.

Falando em museus… desta vez fomos ao D´Orsay, considerado por muitos o melhor da capital. Fica em um belíssimo prédio em uma antiga estação de trem. Sua coleção inclui Rodin e pinturas de Monet, Renoir, Van Gogh, dentre outros Impressionistas. O quadro de Claude Monet (Paris-1840/Giverny-1926) nomeado “Le Pont d´Argenteuil” de 1874 é espetacular.

Para quem gosta de história, eis o antigo Hôtel des Invalides, construído para os inválidos que retornavam das guerras, e hoje abriga o Museu do Exército na parte de trás. A coleção sobre a II Guerra Mundial, incluindo a Resistência Francesa, é uma aula e tanto. Na parte da frente do local estão os restos mortais de Napoleão.  Les Invalides ou Hôtel Nacional des Invalides é um complexo de prédios que contém museus e monumentos relativos à história militar da França.

Passeios pelos arredores de Paris, na Île-de-France, valem a pena. Estivemos em Favières, cerca de Tournand, a fim de visitar a prima Nilce Furtado e o marido Phillippe (francês). O interior é verdejante, com fazendas, riachos de água pura e muita paz.

A prima Nilce e eu mostrando o lado bucólico de Favieres-França
A prima Nilce e eu mostrando o lado bucólico de Favières-França-foto tirada por John Block

Já para rever os amigos Benoit, Valérie e o filho Solal, estivemos em Jumeauville, perto de Versailles. O Benoit Gaudin foi nosso professor visitante na Casa de Cultura Francesa da Universidade Federal do Ceará por quatro anos e aí nasceu uma sólida amizade entre a gente. Como deixar de ir ao Palácio de Versailles? Seus imensos jardins são tão bonitos que viraram Patrimônio da Humanidade. Fica aqui registrado o meu agradecimento aos primos e amigos por terem nos recebido com tanto carinho e atenção. A França faz parte do meu coração!

Não posso imaginar a França respirando sem seus trens. Paris, na minha opinião, é sinônimo de garbo, beleza e elegância. Ter estado lá é saber-se privilegiada, afinal depois de ver tantas maravilhas e saborear guloseimas deliciosas, só posso dizer: Paris é Paris!

 

2 comentários em “Memórias de uma viagem europeia: França-Paris, Favières, Tournand, Jumeauville e Versailles

  1. Muito legal o blog, Mônica. Independentemente de eu ter adorado nossas fotos de Favières que você teve o carinho de publicar aqui. Parabéns. Grande abraço, prima. Com carinho de minha parte. Nilce F.B.-G.

    Curtir

Deixe um comentário