Olé! Espanha: Alicante

Estamos em 1999, continuando a jornada pela Espanha entre março e abril na primavera.

Fui a fim de visitar a amiga Carmen Rivas que estava fazendo o doutorado na Universidade de Alicante, localizada em San Vicent del Raspeig, na província de Valência, fazendo fronteira com Alicante ao norte. Essa localidade é a cidade dos móveis. Lembrei-me de Gravatá em Pernambuco pela sua indústria moveleira.
Como estávamos na Semana Santa, queríamos viajar para a Andaluzia, uma vez que esse período religioso era muito afamado em Sevilha, mas foi impossível, já que os preços cobrados pelos hotéis eram um tanto abusivos. Logo, resolvemos nos dirigir a tão linda região pós-Semana Santa. O que fazer? Ficar em Alicante e conhecer mais a cidade. Testemunhamos a procissão de Domingo de Ramos. Achei linda, musical e original pelas ruas da cidade. Eram moradores da cidade, alunos de escola e espanholas com trajes típicos a desfilar pela avenida principal, ao som de uma música com jeito de escocesa, do tipo “nova era”, acompanhada de gaitas e mais gaitas. Êta Espanha mais envolvente! Lembrando que a Semana Santa na Espanha significa duas semanas livres para os alunos.
Alicante, situada na Comunidade Valenciana e no sudeste da Espanha é uma gostosura de lugar, fica à beira do Mediterrâneo, com clima invejável, portanto tem praias maravilhosas, como a de Postiguet e de San Juan, a mais popular.
Interessante dizer que o morador de Alicante vai de ônibus para a praia, chegando lá, pega a sua roupa de banho, troca em plena praia e ninguém liga e nem olha, só nós brasileiras que ficamos boquiabertas. A nudez para eles tem uma conotação diferente do que pra nós.
Trata-se da capital da província de Alicante e a principal cidade da Costa Blanca, sendo um porto e balneário turístico, por excelência.
Vamos passear? O histórico Castelo de Santa Bárbara, construído na maior parte no século XVI e localizado a 166 m acima do nível do mar, em cima do monte Benacantil, é um dos castelos medievais ainda intactos da Europa.
Estivemos na avenida Gran Vía, no shopping center se refestelando de comida alemã no restaurante Frankfurt, tomando sorvete adoidado, comendo muita paella etc. Engordei bastante enquanto estive lá. Mas valeu.
Os calçadões de Alicante são típicos, assim como as palmeiras. Seu litoral tem 15 km de extensão e é conhecido pela sua beleza. As terras de Alicante são habitadas há mais de 7 mil anos e foi construída pelos mouros que lá reinaram até 1100 d.C. Os romanos, que também habitaram na região, a chamavam de “cidade da luz”. Realmente, é uma cidade solar e encantadora.
Alguns locais perto de Alicante valem a pena, como a ilha de Tabarca e a cidade de Benidorm. Ficam para a próxima…

Muito lindo. Quanto tempo em prima 1999 e você com este álbum maravilhoso.
CurtirCurtir
Querida Prima,
Pois não é? Me deu vontade de mostrar fatos e fotos de uma viagem inesquecível. Viva a linda Espanha! E ainda tenho muito mais para mostrar. Beijos.
CurtirCurtir