Argentina – Córdoba – City Tour 1

Argentina – Córdoba – City Tour 1

Hoje é dia 14 de outubro-domingo. É feriado: dia da diversidade cultural e tudo está fechado, menos o shopping center Patio Olmos e alguns kioscos aqui no centro. Esses kioscos são instituição nacional. Vendem alfajores, sanduíches, bombons, balas, refrigerantes, empanadas e por aí vai. E alguns também têm locutórios, ou seja, telefonia. Sempre uso, é barato demais ligar para o Brasil.

Falando de novo no hotel Caseros 248 (www.solans.com), localizado perto de tudo que interessa a um turista é muito bom. O atendimento solícito de todos faz a diferença. Aconselho! Saudações à Zaida, recepcionista gentil, que foi com a gente à excursão das estâncias jesuíticas que contarei depois. Da mesma forma, saúdo o Rodrigo e o Joshua. Nossos agradecimentos aos demais funcionários.

Falemos no diferente do café da manhã no hotel. As pequenas confituras, ou seja, minibolinhos doces de frutas, brownies e crumbles de maçã são deliciosos. E como sempre, encontro o afamado doce de leite. Amo!

DSCN2304
O shopping center Patio Olmos em Córdoba, Argentina – foto tirada por Mônica D. Furtado

Córdoba é uma cidade para conhecer a pé. Aqui no centro estamos perto de museus, da Catedral, do shopping Center Olmos, da Igreja dos Capuchinhos, de lojas variadas etc. As calçadas são uniformes, o que facilita a vida de todos. Eu diria que é boa para cadeirantes, cegos e idosos com bengalas. Gostei das ruas com bloquetes bem colocados e dos calçadões, ditos peatonais. A cidade parece ser construída com o pensamento de respeito ao pedestre.

Decidimos fazer o city tour no bus (ônibus) turístico. Pegamos na Praça San Martin para um percurso de uma hora e meia que não é hop on, hop off, isto é, não tem paradas. O valor é de 250 pesos por pessoa. A guia deu muitas explicações sobre a cidade e sua história. Tivemos a sorte de conhecer umas chicas (garotas) do Chile e Argentina muito simpáticas, sendo que uma havia morado em Belo Horizonte, logo falava português, o que nos ajudou em alguns entendimentos. Só achei que a guia falou muito e não deu tempo para perguntas.

DSCN2297
A Catedral de Córdoba – Argentina – foto tirada por Mônica D. Furtado

Passamos por sítios históricos, casas coloniais, museus, parques, vamos lá. Córdoba foi fundada em 1573 por Jerônimo Luís de Cabrera, logo celebra seus 445 anos em 2018. Há um monumento a ele na Plazoleta (pracinha) del Fundador perto da Catedral. A cidade tem 1.400 mil habitantes aproximadamente e 520 distritos. Sua política de modernização começou no séc. 19. É a segunda cidade mais importante do país, juntamente com Rosário, a primeira é a capital federal: Buenos Aires.

No passeio conhecemos o Cabildo histórico que era a sede do governo colonial. Já foi prisão no subterrâneo, legislatura provincial e hoje é museu e centro cultural. Ao lado fica a Catedral que levou 200 anos para ser construída. Tem estilo barroco e foi edificada por nativos, mestiços e escravos. Fecha ao meio dia e abre às 16 h. São visitas imperdíveis. Falarei mais sobre esses locais mais a frente.

Em frente está a Praça San Martin. Já foi praça de touros e ponto de encontro cívico e religioso. O herói tem nome de ruas e praças em todo o país. Bonito isso. Como o argentino tem orgulho de seus feitos passados. Aliás, o centenário da independência da Espanha foi 1916. Isso todo guia conta.

As ruas em Córdoba mudam de nome, como em Fortaleza-Ceará. Trata-se de uma cidade plana e altamente caminhável. Aconselho aos viajantes de coração.

Continuaremos o city tour em breve.

 

2 comentários em “Argentina – Córdoba – City Tour 1

  1. Super!
    Excelente fonte de pesquisa para a organização de um itinerário de viagem.
    Parabéns, Mônica.
    Sorte de quem ler seu diário de viajante!❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️

    Curtir

Deixe um comentário