Itália – Milão – Museu Del Duomo

Itália – Milão – Museu Del Duomo

Denise e Vinícius em frente ao Duomo-Milão
Denise Alencar e Vinícius Tavares em frente ao Duomo-Milão-foto tirada por Carlos Alencar

Hoje é dia 10 de fevereiro de 2019 e após o passeio no ônibus turístico, nos dirigimos ao Museu Del Duomo, ou seja, o museu que conta a história da Catedral, construída de 1519 a 1891. A entrada foi de três euros. Está localizado no térreo do Palácio Real.

Segundo o site duomomilano.it, o museu é relativamente jovem. Foi inaugurado em 1953 com a criação de Ugo Nebbio. Em 1974 teve curadoria de Ernesto Brivio, passou um tempo fechado e finalmente foi reaberto em 2013, com a instalação de Guido Canali. O museu foi enriquecido por coleções, graças ao trabalho de substituir trabalhos de arte arruinada que foram retiradas por várias razões e particularmente depois das vicissitudes da guerra. O circuito se inicia pelo Tesouro, depois conta a história do Duomo através dos séculos.  A Catedral é uma empresa coletiva, resultado de trabalho paciente com a contribuição de artistas famosos ou não. Há serviços educacionais com escolas, famílias e excursões guiadas.

Começando a visita, vemos a Madonna in Trono col Bambino (a Madona no Trono com o Menino Cristo) de Leonardo Michelino do séc. XV.  Também estão em exposição objetos de liturgia, pinturas, bustos de bronzes, cruzes e relicários. Pináculos e apóstolos em mármore branco-rosa de Candoglia (no Lago Maggiore) da mesma forma estão presentes. É o mesmo mármore encontrado no piso da Galleria Vittorio Emanuele II.

Há esculturas de santos dos séculos XII, XIV e XV. A tapeçaria da Paixão de Cristo feita entre 1467 e 1468 e de origem franco-flamenco é linda. Foi doada pelo arcebispo Stefano Nardini. A sala escura com os vitrais com motivos religiosos do séc. XVI é impactante.

O percurso inclui a pequena igreja São Gottardo in Corte que foi construída entre 1330 e 1336 como a capela para a corte e devotada à Virgem Maria. O campanário, isto é, a torre da igreja onde ficam os sinos, de forma octogonal, estava sendo restaurado em fevereiro de 2019. As modificações de arquitetura foram feitas por Francesco Pecorari, originário de Cremona. À época entre 1329 e 1339, o senhor de Milão era Azzone Visconti (1302-1339), mecenas das artes. Foi ele o responsável pela renovação artística em Milão.

Vale a pena este passeio. Após isso, fomos à Piazza Del Duomo e encontramos o Bistrot 7SGIO. Comemos pizza marguerita com um suco de laranja diferente do nosso. Pizza na Itália tem uma massa boa demais.

Seguiremos na Itália com Bérgamo.

2 comentários em “Itália – Milão – Museu Del Duomo

  1. Interessante texto!As vezes nao percebemos certas oportunidades.O preço p visitar o museu,tá excelente! Vi a igreja,mas não percebi o museu.
    Excelente te acompanhar por aqui!
    Continue!Muito bom!

    Curtir

Deixe um comentário