Praia das Fontes – Ceará -Brasil

Praia das Fontes – Ceará – Brasil

De volta ao passado… No dia 07 de junho de 2019 o Carlos e eu decidimos passar um final de semana no litoral leste do estado. Pegamos a CE-040 duplicada em frente ao parque do Cocó em Fortaleza-Ceará e seguimos até Fortim (uns 130 km) na localidade de Jardim de Baixo. Por indicação, fomos conhecer a pousada/restaurante do Raimundinho. Queríamos ficar na localidade, porém não era à beira-mar e sim, à margem do rio Jaguaribe. O lugar é bucólico e promissor de muita beleza e paz.

Nosso desejo era praia. Então, o jeito foi voltar pela CE-040 rumo a Fortaleza e entrar no município de Beberibe. Uma gracinha de cidade com bloquetes de cimento nas ruas. De lá, pegamos o caminho em direção à Praia das Fontes (ao lado da Praia do Morro Branco). Como o nome já vislumbra, a praia é conhecida por ter fontes pela praia. Infelizmente, percebemos que o mar estava destruindo as falésias e construções. Não respeitam a mãe natureza e ela reclama. A diferença de uns 15 anos atrás é gritante.

Ficamos no Hotel das Falésias à beira-mar com restaurante, piscina e decorado com motivos marítimos. Sempre foi um ícone. Só me espantei de cobrarem R$10,00 (dez reais) pelo aluguel de uma rede, um símbolo tão cearense, tomara que tenham mudado isso.  Detalhe: fiquei sem a rede só de mal…

Tomar vinho branco com fondue de queijo na varanda do quarto, regados pela brisa do mar à noite foi muito bom. Gostei da nossa ideia. O café da manhã com tapioca, queijo e presunto, dois tipos de bolo, frutas, café e leite é sempre um deleite.

O banho de mar com a água quente e a maré baixa foi refrescante. À tardinha a caminhada pelo lado direito saindo da escada do hotel. A geografia da praia é única.

Andamos por “crateras da lua”, vimos olhos d´água e grutas com água pura dentro, além de falésias coloridas que, aliás, achei parecidas com as montanhas de Salta no norte da Argentina, porém menores. Geografia de praia interessante essa.

No restaurante do hotel pedimos frango cubano com banana e abacaxi, e arroz a grega. Bem servido e os funcionários muito queridos. No hotel éramos os únicos hóspedes, mas durante o dia alunos de uma escola particular de Fortaleza estavam se divertindo. À noite, silêncio total, som do mar e dos grilos a nos encantar com a maravilha da natureza.

O hotel tem um mirante na falésia que dá para o mar, olhando de cima, um espetáculo. Durante o dia, muito calor: 30° C. O banho de mar estava agitado no domingo de manhã, logo tomamos banho de fonte na praia.

Antes de ir embora fomos conhecer outro hotel que nos chamou a atenção: Bouganville Hotel, todo amarelo com chalés/quartos, um paraíso convidativo, com certeza. Uma lindeza.

Vale a pena um final de semana assim. Penso como estarão algumas das nossas praias cearenses no futuro com o mar atingindo a costa com tal poder de destruição. É de se preocupar. Enfim, retornamos descansados. A proximidade com um mar tão limpo e quente é qualidade de vida. Considero um luxo termos esta possibilidade no Ceará.

Jangadas na praia
Jangadas na Praia das Fontes-Beberibe-Ceará-foto tirada por Mônica D. Furtado

 

2 comentários em “Praia das Fontes – Ceará -Brasil

  1. Como não preferir ler tudo – mas tudo mesmo sobre a Praia das Fontes e seus sites?
    Conheço cada centímetro do local – a Gruta, a esteada pela areia até Sucatobga e comprar peixes e lagosta chegando da jangada? A infância de meus filhos foi na missa casa de praia de lá. A Barraca do Zé Maria, que ele preparava uma peixada a qualquer hora, tudo fresco! E o mela-mela do Carnaval de Beberibe? Tudo tão lúdico! Tão simples e maravilhoso!
    Lindas imagens, Mônica!
    Que lugar abençoado!
    Pena que hoje esteja um pouco maltratado, lixo pelas ruas das Casas.
    Mas nada apagara-me as suas belas imagens e as imagens de nossa casa que já não é mais nossa, os amigos que não estão mais lá. Tudo que se vai como os castelos de areia que fazíamos a beira-mar.

    Curtir

    1. Querida Márcia,
      Salve! Muito bom ver um comentário como o seu que acrescenta tanto ao meu artigo. Você fala com conhecimento de causa, obrigada. Nossas praias são tão belas e especiais, né? Tomara que sejam cuidadas como merecem. Grande abraço, minha amiga.

      Curtir

Deixe um comentário