Rumo ao Pontal de Maceió 1

Rumo ao Pontal de Maceió 1

Hoje é sábado de manhã, dia 16 de janeiro de 2021. A dica deste final de semana foi dos compadres Simone e Maurinício. Pegamos a CE-040, em direção ao litoral leste, estamos na Rodovia Sol Nascente. 140 km depois (2h e 20 min de viagem) no município de Fortim, entramos em um portal e adentramos a cidade. Estamos na avenida Joaquim Crisóstomo, com bloquete de cimento colorido, tão mimoso. Vimos o Boulevard Shopping, Banco do Brasil, casas residenciais, cemitério etc.

A avenida é longa. Chega-se a uma pracinha com rotatória com a igreja ao fundo. Todas as cidades do interior do Ceará são bem cuidadas e limpas. No caminho para o Pontal de Maceió,  sítios e muito verde. À direita encontra-se o distrito Pontal da Barra e seguindo reto vamos para o distrito de Pontal de Maceió. Há pousadas promissores pelo caminho.

O portal de madeira está na entrada e nos encantamos com a pracinha e a igrejinha verde, tão fofa. Tudo colorido e leve no centrinho, o distrito tão limpo. Que paraíso, original. Fazemos reconhecimento de área. As casas têm nomes, não números: Casa do Cacto, Paralelo, Quatro, Casa Génepi, dentre outros. Nas esquinas há placas indicativas das casas e pousadas. Muitos estrangeiros constroem casas lá, sobretudo, os franceses. As placas de Pare/Stop estão nas esquinas. As pousadas são espalhadas, são várias as estradas de terra. A vegetação nativa é o mandacaru, símbolo de terra clara e seca. Encontramos nossa pousada Jangadas do Pontal na marra. Pagamos duas diárias (R$460,00) pelo Booking.com. A Luzinete e o Talvane Pereira nos recebem bem. O local é mais afastado e se localiza perto da praia da Agulha.

Segundo a Luzinete, o prefeito Naselmo de Sousa Ferreira, de Fortim, agrada o povo da praia, faz maravilhas. Foi reeleito sem gastar um tostão e a população se posicionou em frente da casa dele pedindo que continuasse. Ele é muito popular, senta na pracinha. Fez as melhorias na cidade e construiu postos de saúde.

Era hora do almoço e fomos à Barraca Canto Verde do Dedé, indicado pela Luzinete. Lugar tranquilo, sem barulho. Parece a Canoa Quebrada dos anos 90. Pedimos peixe grelhado (cioba), com baião e farofa e água de coco por R$ 51,00 para dois. O ambiente bem movimentado e aberto à beira-mar. Comida boa e simples. 

Tarde

Depois do cochilo da tarde, saímos a pé pela praia seguindo pela pousada da francesa ali perto. Estamos na região de pescadores, eles à vontade escutando a sua música de forró em galpões tipo palhoça. Nas pedras na praia, subimos em uma pequena duna e seguimos por cima dela. O passeio é arrebatador ao vermos as rochas “agulhas”, por isso o nome da praia. São agulhas esculpidas pelo mar em diferentes formatos.

Depois descemos na praia e seguimos por casas, pousadas e jangadas. O lugar é espetacular, pura natureza. Entramos no hotel contemporâneo Vila Selvagem para conhecer e “babar”. Faz parte da classificação Roteiros de Charme.  São hotéis originais acoplados ao entorno praiano.

Noite

Fomos por indicação dos compadres, a sugestão é a pizzaria Vila Caiçara no centrinho. Boa música MPB, bem movimentado com o cuidado da pandemia, pedimos a velha marguerita com coca. A pizza fina prometeu. É um point ao sábado à noite. Após nos deliciarmos, voltamos à pracinha. Conhecemos o quiosque da esfirra ali perto que oferece pizza também.   O centro é muito charmoso, colorido, alegre. Os cantinhos são transados. A proposta da Arte e Madeira/Nova Onda com sua tábua de comida árabe e drinques é original. Senta-se em sofás. Existe o Boteco do Joabe (hamburgueria e restaurante); o Casarão da Praça (lanches e petiscos), uma casa antiga e linda; o restaurante Mandacaru (decorado de forma rústica com mandacarus), sempre lotado; as Delícias da Bel (hambúrgueres, petiscos, feijão verde, cachorro quente) etc.

Tenho que reportar que o restaurante Mandacaru pertence ao casal Gabriel (PE) e Luciana (SP). Conhecemos o chef Gabriel em Icaraí de Amontada quando almoçávamos o peixe ao limão enrolado em uma folha de alumínio, inesquecível, no seu restaurante Hibisco. Continua lá.

Mais Pontal em breve.

Deixe um comentário