Jornada pelo Rio Grande do Norte – Mossoró – Thermas Hotel

Jornada no Rio Grande do Norte – Mossoró -Thermas Hotel

Hoje é dia 12 de outubro de 2021, nossa primeira viagem, minha e do Carlos, um pouco mais longa ainda na época da pandemia, embora esteja melhor o momento como resultado da vacinação. Vamos pelo Bancorbrás (sistema de hospedagem).

Saímos de Fortaleza-Ceará pela Rota do Sol Nascente até a BR-304 de carro (jipe laranja Jimny-Suzuki). Estamos no litoral leste. Pegamos muito calor na estrada, a região é árida rumo a Mossoró, cidade mais quente do RN, segundo dizem. São 230 km de distância, chegamos às 12 h no hotel Thermas (av. Lauro Monte, 2001 – Santo Antônio, sob nova administração) e fomos almoçar. Nem chegamos a entrar na cidade, na verdade, a localização do hotel é ao lado da rodovia federal BR-304 (no entroncamento). A área é considerada a periferia de Mossoró.

O quarto standard é bom, o ar-condicionado obrigatório. O restaurante do hotel serve todas as refeições, temos direito ao café da manhã. Falemos no almoço: peixe tilápia à milanesa com castanha e arroz ao molho de queijo. Muito bom.

Fazemos um passeio de reconhecimento de área mais tarde. Impossível sair depois do almoço, a quentura não permite. Penso que deveríamos seguir o horário da sesta no nordeste, como fazem na Espanha. Só retornam ao trabalho às 17 h e vão até a noite. A propriedade tem 20 hectares, é um resort com academia, quadras de tênis, espaço de recreação, um lago artificial com pontes, cavalos etc.

Estou curiosa sobre as piscinas térmicas. O Parque das Águas tem várias piscinas com temperaturas que variam aproximadamente de 33º C a 40º C. Lá se pode jogar vôlei. Como era Dia das Crianças, havia muitas famílias da cidade aproveitando o dia e as piscinas, afinal tem restaurante com bar molhado e pequenos quiosques, e toboáguas para os pequenos.

Quem é hóspede do hotel, não paga para entrar no Planeta Água, nos dão uma pulseira quando fazemos o check in no hotel. O Thermas é conhecido por isso, as piscinas são curativas e receitadas por médicos em Mossoró aos pacientes.

O parque e o hotel são rodeados pela natureza: mangueiras, árvores, passarinhos. Lembrei do Balneário do Caldas no Cariri cearense, em Caldas, Barbalha. O nosso banho inaugural foi às 17 h. Um calor daqueles e nós em uma piscina a 39º C, ufa! Tudo pela saúde.

À noite, canja no restaurante. Muito movimento no hotel. Por lá passam muitas excursões.

Dia 13 de outubro de 2021. Confesso que estava com saudades de um hotel desse porte. O café da manhã modelo buffet é fabuloso: frutas diversas, bolos, tapiocas, omeletes, macaxeira (mandioca) frita, pães etc, tudo com pouco açúcar. Gostei. Admirei seguirem o protocolo da COVID: distanciamento de mesas e máscaras. Encontramos um grupo grande de descendentes de japoneses vindos de Belém, estavam viajando pelo nordeste de ônibus. Quanta disposição.

Logo de manhã cedo fomos para as piscinas novamente. Banho a 40º C. Pouca gente, um alívio. O bom das viagens é conhecer pessoas legais. Conhecemos um casal de lá, o banho era terapêutico para o marido, pois havia tomado um choque, e as águas o estavam ajudando a se recuperar. Saudações, Joaniza e Luís Carlos. Detalhe: ao longo do dia estava 36º C, mas a sensação térmica na cidade era de 38º C.

O almoço foi frango grelhado, molho vinagrete, arroz, batata frita e farofa. Simples e gostoso. A novidade foi uma cerveja Corona com uma banda de limão dentro, um costume local. Deixou mais refrescante. De sobremesa, picolé de limão siciliano, marca Italatto de Mossoró. Delícia.

Mais banho às 16h30 e mais canja à noite. E mais sorvete: leite Ninho com chocolate belga. Uau!

Dia 14 de outubro de 2021. Café da manhã com tanta fartura, excelente. Chamo a atenção do saboroso bolo de macaxeira. Um detalhe sobre o quarto: poderiam colocar ganchos nos quartos para objetos e roupas molhadas, né? Todo dono de hotel deveria se hospedar e sentir o clima. De qualquer modo, só tenho elogios.

Ficou faltando conhecer o Memorial da Resistência e o Museu do Petróleo. Segundo a Wikipédia, o primeiro destaca o tema do cangaço e a resistência da cidade ao bando de Lampião, o notório Virgulino Ferreira da Silva, que tentou invadir Mossoró em 1927. Trata-se da única cidade do nordeste a expulsar o cangaceiro e o seu bando sem a ajuda das forças militares e unicamente com a participação do povo mossoroense que se armou e abateu um dos mais importantes membros do bando, um cangaceiro chamado de Jararaca. Desde então, Mossoró ficou conhecida como a terra da resistência.

Já o Museu do Petróleo, de acordo com o Globo.com (Rota Inter TV), é o único museu sobre petróleo no Brasil. É contada a história do campo de Santo Amaro, a maior bacia desta riqueza natural em campo terrestre brasileiro. O “ouro negro” é um grande impulsionador para o desenvolvimento da cidade. Nesse espaço localizado no anexo da Estação das Artes, há também o passo a passo da linha de produção de combustível, que leva o turista a entrar nas camadas da terra onde é encontrado o petróleo, chegando até o seu refinamento.

Partimos de Mossoró, o principal ponto de extração de petróleo em terra no Brasil, rumo a Touros, RN, satisfeitos. E lá vamos nós para mais aventuras por via terrestre no simpático estado vizinho.

4 comentários em “Jornada pelo Rio Grande do Norte – Mossoró – Thermas Hotel

  1. _Opa, Mônica querida! Que bom vê-los na estrada e poder viajar com vocês de novo! Quanta disposição, prazer e CALOR nessa linda terra dos vizinhos queridos! Adorei rever o “Thermas” pelos seus olhos e lentes, os quais captam e retratam com particular sensibilidade os detalhes que passariam “despercebidos” por muitos de nós em tempos de “correia” – falo da simpática e invulgar figura do cavalinho “albino” e na tentação das mangas “de vez”, por exemplo! (rs) _Estive neste hotel nos anos 90; gostei de revê-lo e saber das novidades do espaço – maior área verde e reservas de água pra refrescar o lugar, lazer para as crianças e cerveja gelada para nos alegrar! (rs) Não sei se aguentaria um mergulhinho em águas tão “calientes”, já no prato de “tilápia com castanha”… _Creio que vou voltar!! : ) Grande beijo! Continuação de uma boa viagem! _”Seguimos junt@s!”

    Curtir

    1. Querida amiga Claudiana,
      Obrigada pelo seu comentário detalhado, sempre gosto de um feedback assim. Pois é, gostei muito do hotel e voltarei para mais banhos “calientes”, pode? Já o Carlos diz que estava quente demais para ele. Mas que são excelentes para a saúde, isso são. Foi bom estar novamente em um hotel de grande porte, estava com saudades. Abraço e saudações.

      Curtir

Deixe um comentário