Jornada no Rio Grande do Norte – São Miguel do Gostoso – um pouco mais sobre a cidade

Jornada no Rio Grande do Norte – São Miguel do Gostoso – um pouco mais sobre a cidade

Hoje é dia 18 de outubro de 2021. Já quase no fim da visita à região. Manhã – ter só a gente no café da manhã foi bom demais. Depois, banho nas piscinas naturais em frente à pousada Enseada dos Mares em São José.

Tarde – Almoço no restaurante afamado Trapiche, original, colorido, uma maravilha para fotos. Decorado com um caramanchão florido, e chapéus e quadros de dizeres na parede. O calor estava intenso, logo nos refrescamos com uma cervejinha. A comida é fenomenal: peixe badejo na cama de queijo de coalho, com acompanhamento de molho especial de castanha, passas e banana caramelizada. Pagamos R$49,00 por pessoa. Vale a pena conhecer lugar tão aprazível.

Ali perto há uma geladeira “biblioteca” na calçada. É interessante acrescentar que São Miguel é pacata, interiorana. Muito do comércio e restaurantes são fechados às segundas, abertos são os mercadinhos 24 horas na avenida principal (Avenida dos Arrecifes).

Noite – Realmente não tínhamos opções variadas, então ficamos no velho sanduíche. Gostamos do Pittsburg na Av. dos Arrecifes. Pedimos um pitts chicken (de frango) com um suco de mangaba, que amamos. Pena tal fruta não existir no Ceará, embora exista na Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte. O dono ter vindo saber se havíamos apreciado o sanduíche foi elogiável. Já estávamos em clima de despedida e saudosos.

Enfim, São Miguel é uma cidade habitável, com qualidade de vida, onde as pessoas se conhecem e interagem. Mil pontos. Amor total.

Agora curiosidades sobre a cidade. Segundo o folder Gostoso de Bolso (2021), o sugestivo nome do lugar remete a um antigo morador, Sr. Manoel. Bem humorado, acolhia os visitantes e contava histórias engraçadas, das quais ele mesmo morria de rir. Sua risada marcante acabou o batizando de Sr. Gostoso. A cidade foi fundada pelo missionário frei João do Amor Divino em 29 de setembro de 1884, dia de São Miguel Arcanjo. O folder adiciona que São Miguel é posicionada bem na curva do continente, tendo sido uma base estratégica de militares durante a II Guerra Mundial (1939-1945).

Sem dúvida, basta o nome da cidade para atrair visitantes. Voltaremos, São Miguel do Gostoso!

Em breve, Galinhos…

8 comentários em “Jornada no Rio Grande do Norte – São Miguel do Gostoso – um pouco mais sobre a cidade

Deixe um comentário