Carnaval em Maceió-2023- chegada
Hoje é dia 17 de fevereiro de 2023, sexta-feira. A intenção de passar o carnaval em Maceió, capital das Alagoas, no nordeste brasileiro é passear e relaxar. Não estou mais na vibe de folia faz tempo.
O voo da LATAM Fortaleza-Maceió direto é uma maravilha: das 14h20 às 15h30. Fomos pela CVC, agência shopping Del Paseo com Débora e Natália. 27 km separam o aeroporto do litoral. Os guias Lionel ou Messi e o Leonardo, além do motorista Halisson estavam a nossa espera. Dizem ser seguro andar na orla, o clima está entre 29º C e 31º C. Devemos usar muito protetor solar e aí entregaram o encarte dos passeios, um por dia.
Ficamos no hotel Acqua Inn em Ponta Verde (rua Engenheiro Mário de Gusmão, 988), entre os bairros de Jatiúca e Pajuçara. A loja de conveniência do hotel chamada Aquarium é uma pedida para lanches, pratos rápidos e guloseimas. Ao lado do hotel há lojas e farmácia, muito bem localizado. A loja Querida B. Acessórios é de endoidar. Maceió pede caminhadas. Gostoso de ver prédios baixos de até nove andares, agradáveis e convidativos. A cidade continua limpa e verde. Que delícia! Sempre que vou a Maceió, fico encantada.

Achei confuso o calçadão da orla de Ponta Verde, com pedestres (faixa verde) e bicicletas dividindo o mesmo espaço, embora haja uma ciclovia na cor vermelha, logo vamos andando com cuidado. Chegamos a um supermercado promissor. Dentro é estiloso, espaçoso e decorado no preto e no tijolo à vista, data de 1992 e cresceu como padaria. Eis o Palato na rua Deputado José Lages, 700. O seu Espaço Saúde com lanches rápidos, pizzas, crepes, tapiocas, saladas diversas etc no térreo é demais. Onde sentamos existe um janelão de vidro que dá para uma pracinha em frente ao calçadão, um visual de primeira. Amei a salada de frutas e as crepiocas (tapiocas com ovo). Quando aprecio um lugar assim, volto sempre. Interessante que em frente ao supermercado, há uma cadeira de praia gigante para os turistas tirarem fotos na pracinha em frente, uma graça. Havia uma pessoa com uma escada ganhando um troquinho para ajudar a subir na cadeira, é isso aí. Nem tiramos fotos, afinal todos os dias havia uma multidão esperando.
Ao sair de lá na caminhada até o hotel, percebo ainda haver muitas casas sem eletrificação, ponto para Maceió, apesar de que algumas já estejam na mira da construção civil. Uma lástima. Para mim cidade com qualidade de vida tem muitas casas e árvores. E pedestres na rua.
Descobrimos uma creperia que fica próxima do hotel, estava fechando para o carnaval. Nome: Amo Crepes e Saladas na rua Pompeu Sarmento, 52. A decoração com lustres esverdeados nas árvores é uma beleza. Dá água na boca.
Como no dia seguinte o passeio é para a praia de Maragogi, tendo que acordar às 4h30 da madrugada, pedimos o kit de café da manhã no Aquarium para ser pego às 21h30. Muito bom isso. Maragogi: 124 km distante de Maceió, perto da fronteira do estado de Pernambuco. A maré baixa seria bem cedo no dia seguinte, então às 5h10 o ônibus da WS (coligada à CVC) nos pegará. Cedo demais, mas fazer o quê? Acordar e sair feliz.
E vamos começar as aventuras nas praias paradisíacas de Alagoas.
