Carnaval em Maceió-2023-últimos dias

Carnaval em Maceió-2023-últimos dias

Hoje é dia 21 de fevereiro de 2023, terça-feira gorda de carnaval. O momento é aproveitar a cidade e conhecer um pouco mais. O café da manhã do hotel Acqua Inn de novidade teve omelete fit e bolos diversos com pouco açúcar. O de chocolate com calda de chocolate estava divino.

Vamos a pé até Pajuçara, estamos em Ponta Verde. Vemos a estátua em bronze de Guimarães Rosa no calçadão e a placa em homenagem aos quatro jangadeiros que saíram da Enseada de Pajuçara e navegaram ao Rio de Janeiro no dia de 27 de agosto de 1922 a fim de celebrar o Centenário da Independência na capital federal de então. O dia está nublado, o calor abafado, a orla lotada. Também observamos a estátua do almirante Tamandaré (1807-1897), considerado herói brasileiro e patrono da Marinha do Brasil.

Entramos no Pavilhão do Artesanato de Pajuçara. Tudo bem colorido, muitas variações de saídas de banho, trabalhos em filé, chaveiros, muito a ver. Uma água de coco na Bodega da Tapioca ameniza o calor. Ali perto descobrimos uma feira de artesanato original: a feira Guerreiros da Arte, boxes de madeira bem criativos, bancos e árvores decoradas, tudo mais artístico pra venda. Situa-se na praça Lions em frente à galeria Paiva no shopping Lions.

Maceió convida a longas caminhadas, isso é fantástico. O turista delira. Em Pajuçara existem piscinas naturais que se alcançam por meio de jangadas.

No hotel ganhamos um voucher com desconto de 10% no almoço do restaurante Janga. Como havíamos esquecido, resolvemos almoçar no supermercado Palato, no restaurante estiloso do terceiro andar (misturaram madeira, plantas e a cor preta, logo o resultado é bonito). Pedimos o prato de Legumes à Provençal com camarão (o peixe robalo foi substituído, pois estava em falta), mais filé para o Carlos, além de uma cerveja Corona. Os legumes: abobrinha, tomate-cereja, batata-doce e berinjela, achei demais. Os garçons solícitos de boina preta, calça, sapatos e avental pretos e camisa branca, gostei. A sobremesa creme brullée para ser feliz. Para quem não conhece, a grosso modo, é uma sobremesa francesa que parece Cremogema com casquinha de açúcar refinado. Para completar, um café carioca com água e um bolinho mini. Que refeição!

Na volta ao hotel, vemos o farol vermelho e branco na ponta de Ponta Verde.

Na caminhada pós-descanso do almoço, a maré está alta. A estátua do Aurélio Buarque de Holanda, dicionarista, está no calçadão. O alagoano cultiva seus conterrâneos ilustres, gosto disso. Muitas lixeiras de plástico azuis na orla, muitos quiosques grandes de tapiocarias. Restaurantes bem frequentados, como Barrica´s e Amendoeiras. A beira mar de Maceió é bem sinalizada, com o nome dos locais e início dos bairros. Os canteiros centrais são verdadeiras praças com bancos e coqueiros, ou seja, conforto para o pedestre. As pessoas levam suas cadeiras de praia, ali sentam, convidam os amigos, conversam, bebem, comem, uma graça. Isso é ser uma cidade habitável e humanizada. Por ser plana, é boa para o idoso. Chama a atenção ter menos motos no trânsito. Visivelmente, é uma cidade com menos desigualdade de renda, não se vê tanta riqueza ostensiva nem tanta miséria inaceitável. O fato do estado de Alagoas ser menor e sua capital ter muito menos habitantes do que Fortaleza, por exemplo, ajuda nisso.

A cadeira gigante boa para tirar foto fica em frente ao supermercado Palato em Ponta Verde. E a placa “Eu Amo Maceió” estilizada também tem fila. Maceió é espraiada, espaçosa, dá uma sensação boa na gente.

O jantar no Janga enfim aconteceu. Trouxemos o voucher do desconto. O garçom Alan nos serviu, pedimos Tilápia Primavera: filé de peixe grelhado e coberto com alho crocante e folhas de manjericão fresco servido com salada primavera-cenoura, cebola, vagem e mix de pimentões salteados com azeite e alho-finalizados com alho poró crocante e molho cítrico. Acompanha arroz integral. A bebida foi suco de maracujá. Fenomenal, valeu a espera. Da próxima vez, conheceremos o Bodega do Sertão, que parece uma grande chaleira decorada, no bairro Jatiúca.

Dia 22 de fevereiro de 2023, quarta-feira de cinzas, dia de ir embora com saudades. Detalhes a ressaltar: no café da manhã tinha banana da terra, tapiocas recheadas de coco, presunto e queijo e macaxeira. Nada melhor. No nordeste brasileiro, os cafés da manhã provocam deleite.

No aeroporto, apreciei a loja de bijuterias Palhas da Terra com brincos, colares e pulseiras atraentes.

Até logo, Maceió, espero voltar sempre. Valeu o passeio. Parabéns pela organização, e obrigada, Débora e Natália da CVC Del Paseo-Fortaleza.

2 comentários em “Carnaval em Maceió-2023-últimos dias

Deixe um comentário