Paixão por Buenos Aires-2022-Passeio de ônibus turístico hop-on/hop-off-quarto dia-parte 2

Paixão por Buenos Aires-2022-Passeio de ônibus turístico hop-on/hop-off-quarto dia-parte 2

Hoje é dia 25 de outubro de 2022 e continuaremos nosso passeio de ônibus turístico-linha amarela-por Buenos Aires.

Parada 12-Avenida 9 de Julho. Não parou, fomos logo para a parada 13.

Parada 13-Praça San Martin. Centro Naval, de 1882 (frequentado pelos oficiais da Armada argentina). Bairro Retiro do séc. XIX. Na av. 9 de Julho a suntuosidade de seus palácios. Teatro Colón. Av. Santa Fé. A Plaza San Martin foi Praça de Touros nos anos 1800. Foi aqui que o gal. San Martin liderou seus granaderos ou soldados. Palácio San Martin-cerimonial do Ministério das Relações Exteriores. Círculo Militar Argentina. Torre dos Ingleses, de 1916, hoje Torre Monumental. Estação de trens de Retiro, de 1936. Museu Nacional Ferroviário Raúl Scalabrini Ortiz-patrimônio de trens.

Parada 14-Parque Thays. Patio Bullrich (shopping center). Bairro Recoleta. Museu de Arquitetura e Design, de 2000. Av. do Libertador. Faculdade de Direito. Museu Nacional de Belas Artes. Floralis Generica (a flor de metal turística). TV Pública com museu.

Parada 15-MALBA: Museu de Arte Latinoamericano de Buenos Aires. Lá está o icônico quadro da Tarsila do Amaral: Abaporu, do período antropofágico do movimento modernista brasileiro. Bairro de Palermo Chico. Paseo Alcorta (shopping). Bairro de Palermo. Jardim Japonês (o imperador do Japão esteve aqui).

Parada 16-Planetário. Nome: Galileu Galilei com meteoritos de 4 mil anos. Bairro Palermo.

Parada 17-Plaza Italia Ecoparque. Com monumento a Garibaldi. Jardim Botânico Carlos Thays (arquiteto). Av. Santa Fé. Teatro Sarmiento. Em Palermo, há a última casa de Che Guevara antes de ele partir para a Revolução Cubana. Praça Imigrantes da Armênia, de 1915 a 1925-lugar de refugiados.

Parada 18-Plaza Julio Cortazar: coração do bairro Palermo Soho. Restaurantes graciosos. Descemos nesta parada a fim de procurar um lugar para comer. Esta região é uma gostosura, parece o bairro Bela Vista de Santiago do Chile. Restaurantes e choperias com mesas nas calçadas. Escolhemos o Rey Soho e lá estava escrito: “las mejores cosas de la vida están destinadas a ser compartidas” no jogo americano de papel. Tradução: as melhores coisas da vida são destinadas a serem compartilhadas. Aqui vi uma moça grávida pedindo ajuda/dinheiro. Contei nos dedos isso. A limonada com gengibre e menta é refrescante. Ideia fabulosa. Menu: raviolones caseros ou ravioles caseiros com molho mediterrâneo, ou seja, massa verde com espinafre e frango dentro. Estamos ao lado da praça Serrano.

Seguimos a pé para o bairro Palermo Viejo (Velho). Mais restaurantes acolhedores e coloridos, calçamento, bancos para sentar nas calçadas. Pegamos o ônibus turístico na mesma parada onde descemos.

Parada 19-Distrito Arcos. Centro gastronômico além de food trucks. Pela rua vejo gente vendendo suco de laranja e espremendo na hora. Av. Intendente Bullrich. Centro Cultural Islâmico Rey Fahd. Venda de flores em quiosques. Av. del Libertador, cujos prédios parecem os do Rio de Janeiro com varandas floridas.

Parada 20-Bosques de Palermo. Ou parque Três de Fevereiro, contendo 25 hectares, lagos e muito verde.

Parada 21-Monumentos dos Espanhóis. É o primeiro trabalho integral realizado na escultura que foi inaugurada em 1927. Bairro Palermo.

Parada 22-Museu Nacional de Belas Artes. Descemos e fomos andando até o afamado e chique hotel Alvear na Recoleta. Marcamos nosso chá da tarde para o dia seguinte. São $8300 pesos ( hoje uns R$155,00), mas vale a pena, pois realizaremos um grande sonho de muitos anos.

Prosseguimos a caminhada e curtimos cada pedacinho deste bairro tão charmoso. Av. Alvear. Embaixada do Brasil com piazoleta (uma pracinha, digamos) Carlos Pellegrini em frente.

Fomos para a parada 00-Recoleta, subimos no ônibus e voltamos para o hotel República perto do Obelisco. Já sonhando com o dia seguinte…

Esse passeio é bom pela liberdade de descer onde quiser e subir da mesma forma. Em toda a cidade que vamos, procuramos fazer o city tour com um ônibus assim.

2 comentários em “Paixão por Buenos Aires-2022-Passeio de ônibus turístico hop-on/hop-off-quarto dia-parte 2

    1. Querido Victor,
      Buenos Aires uns cinco anos atrás estava deprimente, mas quando fomos no ano passado estava pujante, com muito movimento de gente e de comércio. A cidade dava gosto de limpa, bem cuidada e amada. Pra mim, cidade amada é limpa. Não vejo hora de voltar. Obrigada pelo seu comentário, Você sempre presente! Grande abraço.

      Curtir

Deixe um comentário