Paixão por Buenos Aires-2022-Museu Nacional de Belas Artes e outros passeios-fim de viagem
Hoje é dia 27 de outubro de 2022, dia para continuar o passeio de ônibus turístico Buenos Aires Bus, uma vez que ainda temos horas a completar das 48 horas compradas. Temos direito até às 11h35.
O Carlos e eu fomos para uma fila na parada 01: Teatro Colón. Vamos seguindo o caminho e nos deleitando. A praça Lavalle faz homenagem ao político Juan Lavalle. Algo muito instrutivo do ônibus é escutar propagandas para não jogar lixo na rua e incentivo à reciclagem. Aliás, os canudos usados na cidade são recicláveis. Sacola plástica na Argentina não é bem-vinda faz tempo, cada um que carregue suas compras do supermercado como achar melhor. Em 1976, quando estive em família em Posadas, essa atitude nos chamou a atenção.
A avenida Corrientes tem sebos, pizzarias, ali foi o primeiro ajuntamento de Pedro de Mendoza, o primeiro fundador de Buenos Aires.
Outro detalhe interessante: os recicladores na rua andam de tênis, se vestem com um uniforme com a estampa da prefeitura, carregam um carrinho coberto com sacos de estopa, ou seja, há um cuidado com eles e uma padronização. Aprovado. Prefeitura de Fortaleza, vá conhecer o exemplo de Buenos Aires e efetivar aqui.
Museu da Casa Rosada no subterrâneo. Conta a história do país. A loja I ♥ GIFTS se encontra em todos os lugares. Lembrancinhas que amo. Vemos a Praça do Congresso, vizinha está a praça Mariano Moreno com uma das três réplicas de “O Pensador” do escultor francês Auguste Rodin.
Como em toda cidade grande, existem descuidistas, cuidado com bolsas, carteiras, mochilas. Assalto a mão armada, não são comuns.
O Palácio do Congresso, construído entre 1898 e 1906. No bairro de Montserrat viveu a população negra. Na av. Belgrano está a igreja de N. Sra. de Montserrat com a imagem da Virgem Negra de Montserrat. Por ali vimos outra manifestação de trabalhadores feita de modo pacífico, as pessoas sentadas segurando bandeiras. O edifício Otto Wulff é de 1914.
A Faculdade de Engenharia é de meados do século XX, seu prédio tem estilo monumental e neoclássico. O edifício fora construído para a Fundação Maria Eva Duarte Perón, porém com a morte de sua fundadora em 1952, o prédio nunca foi usado. O tango é patrimônio mundial pela UNESCO. A primeira vez que vejo uma cuidadora de cães com cinco cachorros. Estava sentindo falta. São uma instituição argentina. Cidade toda monitorada pela Polícia da Cidade.
O MACBA-Museu de Arte Contemporânea de Buenos Aires, ao lado do Museu Moderno. Zona Sul. A cidade é civilizada, param para pedestres que atravessam na faixa. Algo tão simples. Museu das Comunicações. Porto Madero. Muitos grafites artísticos pela cidade, dizem tudo pela pintura: pró e contra muitos assuntos. Museu do Cinema próximo ao bairro La Boca.
Cidade dividida por comunas, muito organizada, estamos na Comuna 4. O estádio La Bombonera é de 25 de maio de 1940. Muitas homenagens em forma de pinturas ao grande jogador de futebol Maradona em frente a lojas, padarias, muros. O restaurante Museu del Jamón (Presunto) no Porto Madero promete. A Fragata Sarmiento, lançada ao mar em 1857, no Dique 3 do Puerto Madero.
Descemos na parada 14 e fomos caminhando até o shopping Patio Bullrich a fim de almoçar. Encontramos o restaurante Sensu, a comidinha de frango, arroz e vegetais estava satisfatória. A proprietária muito simpática. Valeu ter conhecido o shopping.
Após uma boa caminhada de umas seis quadras longas, chegamos ao Museu Nacional de Belas Artes, de graça. Oba! Arte argentina, artefatos andinos, obras das batalhas da Guerra do Paraguai, esculturas de Rodin, coleção de leques (albanicos) e de peinetas das espanholas (enfeites de cabelo), admiráveis. Arte francesa do séc. XIX. Aprendi que Paris foi idealizada por Napoleão III (séc XIX) como traçados urbanos, ele dividiu a cidade em bairros a fim de acabar com a peste bubônica e as revoluções populares. Impressionistas franceses, Escola Flamenga dentre outras maravilhas. Ver crianças no museu alegra a alma. Que museu! Imperdível. Uma vez um aluno me indagou o porquê de ter museus, e eu respondi: “Não existimos como civilização sem eles”.

De lá rumamos ao Café Tortoni, de 1858. A torta de maçã e a de floresta negra, para eles, selva negra é tradição. Perto do hotel República, descobrimos mercados pra comprar alfajores, no Chino e no Carrefour Market. Bons e baratos.
Dia 28 de outubro de 2022. Caminhamos ao redor do Teatro Colón que estava cheio de estudantes para adentrá-lo. Perto do Obelisco outra manifestação de trabalhadores, sempre pacífica, com bandeiras. O Museu Judaico cobra 10 dólares a entrada ou 2.500 pesos à época. Não entramos, porque já conhecíamos.
O Café Petit Colón, uma lindeza, estilo Paris, mais caro que o Tortoni. Perto do teatro e da Corrientes, há lojas de ouro, compra e venda. Na rua Saenz Peña, descobrimos uma loja de doces de leite tendo brasileiros como vendedores: Dulce de Leche &Co. Sabores Argentinos. Uma variedade de doces, alfajores, chocolates, uma maravilha. Vi muitas lojas novas como essa. Em frente, outra manifestação de residentes e médicos, protestando contra a jornada de trabalho de 36 horas seguidas. O calor grande, multidão nas ruas. Fico sempre embasbacada.

Almoço no Alma, lugar transado e amplo do tipo café e lanchonete. Almoço: limonada com menta e peito de frango (pechuga) grelhado com salada. Passeio à tarde, compras na loja Cuesta Blanca na rua Florida com Juan Perón, que diversidade de roupas lindas.
Terminamos a tardinha no velho café Tortoni, nosso querido. Lá há lançamentos de livros, show de tango e muita gente animada.
Sábado, 29 de outubro de 2022. Último dia, mas ainda deu para voltar para as Galerias Pacífico e almoçar no Madison Café, que gostamos. O suco de limão com gengibre e menta, não esquecerei. Na rua Tucumán, encontramos o Sabores Express, com empanadas prontas, então levamos ao aeroporto. Empanadas, tudo de bom.
Fim de viagem com elogios ao hotel Globales República e seu pessoal simpático e solícito e ao Júnior, da CVC, que muito nos ajudou com a troca de dinheiro e transfers.
Buenos Aires, até a volta. Já com saudades…

Beleza então parabéns mônica
Beleza de texto
CurtirCurtir
Querido Celé,
Que maravilha ver você aqui! Obrigada pelo seu comentário. Buenos Aires é uma cidade elegante, festiva, com movimento, dá gosto de caminhar e conhecer seus cantinhos. Grande abraço.
CurtirCurtir
Beleza de comentário
CurtirCurtir
Querido Celé,
Fico feliz que tenha gostado. Continue por aqui que ainda tem muito a ler e se entreter. Grande abraço.
CurtirCurtir
Belíssimo registro, Mônica!! Obrigada por mais uma viagem 💕.
CurtirCurtir
Querida Simone,
Obrigada pelo comentário. Mais uma viagem com muito conteúdo e novidades. Grande abraço.
CurtirCurtir
Muito bonito o Café Tortoni!👏👏
CurtirCurtir
Querido Victor,
O Café Tortoni é nosso amado café, sempre voltaremos lá e pediremos tortas de maçã e selva negra. Obrigada pelo seu comentário. Grande abraço.
CurtirCurtir
Maravilhoso texto e dicas, Mônica. Dá vontade de ir voando pra lá. Sucesso.
CurtirCurtir
Querida Denny,
Que surpresa maravilhosa ver você aqui. Obrigada pelo seu comentário. Buenos Aires é uma cidade repleta de atrações, vale conhecer voando. Grande abraço.
CurtirCurtir